AGRUPAMENTO D. AFONSO HENRIQUES
PADDE
PLANO DE AÇÃO PARA O
DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA ESCOLA
A transição digital é “um dos instrumentos essenciais da estratégia de desenvolvimento do país” (Resolução de Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril) que se insere num programa mais lato da União Europeia. Esta transição, centrada no cidadão, permite o desenvolvimento de um clima mais favorável à inovação e ao conhecimento. Assente, entre outros, neste supracitado objetivo, o governo aprovou um Plano de Ação para a Transição Digital que contempla alguns pilares de atuação, consagrando o primeiro “a capacitação e inclusão digital das pessoas” (Resolução de Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril, n.º 2, alínea a) e que preconiza como primeira medida, o “Programa de Digitalização para as Escolas” (Resolução de Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril, n.º 4, alínea a).
Aplicado às escolas, de acordo com o documento orientador, «Plano de Capacitação Digital», as áreas de intervenção do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.
O PADDE pretende ser um instrumento estratégico, orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como, de apoio às escolas na reflexão e definição de estratégias que permitam a exploração do potencial do digital integrando-o de forma holística na organização.